Neste blog será exibido sugestões de atividades para educação infantil e para o ensino fundamental.
terça-feira, 24 de fevereiro de 2009
selinho
o primeiro selinho que ganhei do blog:http://mariadefatimavieira.blogspot.com/, apaixonada por educação infantil.
Marcadores:
selinhos
Formada em Pedagogia-ed.infantil, séries iniciais e eja.
Atuo na área da Educação Infantil, na turma do PRÉ-B e Vice-diretora na EMEF FRANCISCO MENDES.
Sou apaixonada pelo que faço!!!
Moro em Cidreira/RS.
terça-feira, 17 de fevereiro de 2009
atividade com a música
Marcadores:
Projeto Carnaval
Formada em Pedagogia-ed.infantil, séries iniciais e eja.
Atuo na área da Educação Infantil, na turma do PRÉ-B e Vice-diretora na EMEF FRANCISCO MENDES.
Sou apaixonada pelo que faço!!!
Moro em Cidreira/RS.
pintar os desenhos
Marcadores:
desenho-colorir-tecn,
grafísmo
Formada em Pedagogia-ed.infantil, séries iniciais e eja.
Atuo na área da Educação Infantil, na turma do PRÉ-B e Vice-diretora na EMEF FRANCISCO MENDES.
Sou apaixonada pelo que faço!!!
Moro em Cidreira/RS.
ANEXOS
Marcadores:
Projeto Carnaval
Formada em Pedagogia-ed.infantil, séries iniciais e eja.
Atuo na área da Educação Infantil, na turma do PRÉ-B e Vice-diretora na EMEF FRANCISCO MENDES.
Sou apaixonada pelo que faço!!!
Moro em Cidreira/RS.
Projeto Carnaval
Projeto Carnaval
Tema: O Carnaval.
Clientela: turma do MII (3 a 4 anos).
Professora: Aline Pires.
Atendente: Tiara.
Diretora: Ivone.
Duração: 4 dias (17 a 20 de fevereiro/2009).
Tema: O Carnaval.
Clientela: turma do MII (3 a 4 anos).
Professora: Aline Pires.
Atendente: Tiara.
Diretora: Ivone.
Duração: 4 dias (17 a 20 de fevereiro/2009).
Justificativa:
A comemoração do Carnaval tem um significado todo especial em nosso país é uma das festas mais esperadas por grande parte das pessoas, por sua tradição, cor, ritmo e magia. Através deste pensamento será trabalhado o tema "O Carnaval", de forma integrada indo de encontro aos interesses das crianças respeitando suas necessidades, curiosidades e idéias.
Objetivos:
Reconhecer o Carnaval como uma manifestação cultural brasileira;
Identificar músicas de Carnaval;
Cantar e dançar marchinhas carnavalescas;
Dramatizar e apresentar na festa de carnaval da escola a música “Mamãe eu quero” usando instrumentos de bandinha;
Confeccionar máscaras e fantasias;
Conteúdos:
· O Carnaval;
· Linguagem oral;
· O fazer artístico;
· Apreciação musical;
· Expressividade;
· Equilíbrio e coordenação;
· Coordenação motora;
Desenvolvimento:
Contar brevemente a história do Carnaval e ressaltar as diversas maneiras de comemorá-lo (Ruas, blocos, bailes, concursos de fantasias, desfile de escolas de Samba).
Providenciar fotos ou imagens para que as crianças possam visualizar algumas manifestações carnavalescas e ritmos diversos (Frevo / Axé/ Marchinhas)
Roda de conversa: (Pedindo que cada criança diga de qual personagem gostaria que fosse a sua fantasia nesse Carnaval e peça para que cada criança se desenhe com essa fantasia).
Oficina de Máscaras: Pintar e decorar as máscaras com as crianças, em seguida trabalhar com elas música, ritmo e expressão corporal usando instrumentos de bandinha.
Confeccionando colares: Montar uma Oficina de Arte onde cada criança irá fazer seu próprio colar usando materiais diversos: linha, canudos de refrigerante e plástico colorido.
Oficina da Fantasia: Confeccionar de TNT colorido algumas fantasia para a festinha de carnaval;
Escutar Marchinhas de Carnaval antigas.
Colorir e ligar desenhos que simbolizem o carnaval;
Ensaiar a música “Mamãe eu quero” e apresentar na festa de carnaval, usando instrumentos musicais de uma bandinha.
Culminância:
Promover o Baile de Carnaval na escola ou na sala.
Avaliação: Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.
Marcadores:
Projeto Carnaval,
Projetos para edu.inf.
Formada em Pedagogia-ed.infantil, séries iniciais e eja.
Atuo na área da Educação Infantil, na turma do PRÉ-B e Vice-diretora na EMEF FRANCISCO MENDES.
Sou apaixonada pelo que faço!!!
Moro em Cidreira/RS.
domingo, 15 de fevereiro de 2009
biblioteca para sala de aula
Marcadores:
E.V.A,
SALA DE AULA
Formada em Pedagogia-ed.infantil, séries iniciais e eja.
Atuo na área da Educação Infantil, na turma do PRÉ-B e Vice-diretora na EMEF FRANCISCO MENDES.
Sou apaixonada pelo que faço!!!
Moro em Cidreira/RS.
graminhas em EVA
Marcadores:
E.V.A
Formada em Pedagogia-ed.infantil, séries iniciais e eja.
Atuo na área da Educação Infantil, na turma do PRÉ-B e Vice-diretora na EMEF FRANCISCO MENDES.
Sou apaixonada pelo que faço!!!
Moro em Cidreira/RS.
menino em EVA
Marcadores:
E.V.A
Formada em Pedagogia-ed.infantil, séries iniciais e eja.
Atuo na área da Educação Infantil, na turma do PRÉ-B e Vice-diretora na EMEF FRANCISCO MENDES.
Sou apaixonada pelo que faço!!!
Moro em Cidreira/RS.
florzinha em EVA
Marcadores:
E.V.A
Formada em Pedagogia-ed.infantil, séries iniciais e eja.
Atuo na área da Educação Infantil, na turma do PRÉ-B e Vice-diretora na EMEF FRANCISCO MENDES.
Sou apaixonada pelo que faço!!!
Moro em Cidreira/RS.
quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009
atividades para educação física na educação infantil
Atividades para a educação física:
Conteúdo: sensório motor, agilidade, lateralidade, por cima e por baixo, motricidade ampla e atenção.
· Cada macaco no seu galho
Material: bamboles ou giz.
Colocar os bamboles no chão e pedir que cada aluno entre dentro dele, um aluno ficará sem, esse será o macaco sem galho. Quando o professor disser: cada macaco no seu galho! Todos terão que trocar de lugar até mesmo o aluno que ficou sem bambole. Sobrará um novamente. Esse então será o macaco se galho. A brincadeira continua até todos participarem.
· Gata cega
Material: um lenço.
Forma-se uma roda, uma criança fica no centro da roda com os olhos vendados. Todos deverão girar na roda e cantar “borboletinha”. Quando o ceguinho bater palmas, a roda deverá parar e ele caminhará para frente e tocar no colega para adivinhar quem é.
· Exercícios com bola
Material: bolas
Formar duas colunas com os alunos onde os primeiros de cada, terão que passar a bola por cima da cabeça até chegar ao ultimo; após passar a bola por baixo das pernas;
Formar duas fileiras onde a bola terá que passar de mão em mão pela direita e depois pela esquerda.
· Pega a bola
Material: bola
Em círculo, o professor se posiciona no centro com a bola. Ele jogará a bola para cada aluno onde este terá que devolve-la, assim sucessivamente até todos participarem.
Conteúdo: sensório motor, agilidade, lateralidade, por cima e por baixo, motricidade ampla e atenção.
· Cada macaco no seu galho
Material: bamboles ou giz.
Colocar os bamboles no chão e pedir que cada aluno entre dentro dele, um aluno ficará sem, esse será o macaco sem galho. Quando o professor disser: cada macaco no seu galho! Todos terão que trocar de lugar até mesmo o aluno que ficou sem bambole. Sobrará um novamente. Esse então será o macaco se galho. A brincadeira continua até todos participarem.
· Gata cega
Material: um lenço.
Forma-se uma roda, uma criança fica no centro da roda com os olhos vendados. Todos deverão girar na roda e cantar “borboletinha”. Quando o ceguinho bater palmas, a roda deverá parar e ele caminhará para frente e tocar no colega para adivinhar quem é.
· Exercícios com bola
Material: bolas
Formar duas colunas com os alunos onde os primeiros de cada, terão que passar a bola por cima da cabeça até chegar ao ultimo; após passar a bola por baixo das pernas;
Formar duas fileiras onde a bola terá que passar de mão em mão pela direita e depois pela esquerda.
· Pega a bola
Material: bola
Em círculo, o professor se posiciona no centro com a bola. Ele jogará a bola para cada aluno onde este terá que devolve-la, assim sucessivamente até todos participarem.
Marcadores:
educação física
Formada em Pedagogia-ed.infantil, séries iniciais e eja.
Atuo na área da Educação Infantil, na turma do PRÉ-B e Vice-diretora na EMEF FRANCISCO MENDES.
Sou apaixonada pelo que faço!!!
Moro em Cidreira/RS.
painel da chamadinha
Marcadores:
E.V.A
Formada em Pedagogia-ed.infantil, séries iniciais e eja.
Atuo na área da Educação Infantil, na turma do PRÉ-B e Vice-diretora na EMEF FRANCISCO MENDES.
Sou apaixonada pelo que faço!!!
Moro em Cidreira/RS.
continuando o painel
Marcadores:
E.V.A
Formada em Pedagogia-ed.infantil, séries iniciais e eja.
Atuo na área da Educação Infantil, na turma do PRÉ-B e Vice-diretora na EMEF FRANCISCO MENDES.
Sou apaixonada pelo que faço!!!
Moro em Cidreira/RS.
painel para sala de aula
Marcadores:
E.V.A
Formada em Pedagogia-ed.infantil, séries iniciais e eja.
Atuo na área da Educação Infantil, na turma do PRÉ-B e Vice-diretora na EMEF FRANCISCO MENDES.
Sou apaixonada pelo que faço!!!
Moro em Cidreira/RS.
terça-feira, 3 de fevereiro de 2009
Mais alguns acessorios para sala de aula.
Marcadores:
E.V.A,
SALA DE AULA
Formada em Pedagogia-ed.infantil, séries iniciais e eja.
Atuo na área da Educação Infantil, na turma do PRÉ-B e Vice-diretora na EMEF FRANCISCO MENDES.
Sou apaixonada pelo que faço!!!
Moro em Cidreira/RS.
Enfeite pra porta da sala de aula
Esse enfeite fiz para por na porta da salinha da EMEI Vovó Jura no município de Cidreira.
Sugestão tirada do blog oficina da criatividade.
Marcadores:
E.V.A
Formada em Pedagogia-ed.infantil, séries iniciais e eja.
Atuo na área da Educação Infantil, na turma do PRÉ-B e Vice-diretora na EMEF FRANCISCO MENDES.
Sou apaixonada pelo que faço!!!
Moro em Cidreira/RS.
Assinar:
Postagens (Atom)
Postagens antigas
-
pesquisa retirada da web MATERNAL 2 LINGUAGEM ORAL OBJETIVO 1. Desenvolver na criança o conceito de eu em relação ao seu nome, idade e em re...
-
Plano de aula Rotina: chamada e calendário. Educação física . Conteúdos: movimento do corpo; equilíbrio; manipulação e locomoção. Objetivo...
-
PROJETO: DIA DAS MÃES TEMA: PARABÉNS MAMÃE!!! DURAÇÃO: 2 SEMANAS. JUSTIFICATIVA: O tema Dia das Mães realmente é maravilhoso para se trabalh...
-
Projeto: Páscoa. Duração: 29/03/09 a 09/04/09. Justificativa: A Páscoa é uma data adorada pelas crianças, que esperam ansiosas pelo coelho e...
Link-me 2
Link-Me